Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Delicadeza, pé na porta e soco na cara!

Babydoll - Sucker Punch (O exemplo perfeito de personagem doce e poderosa)
Falaê amigos Aventureiros e Nerdaiada sedenta de poder!

Até então, meus posts foram focados em descrições. Que tal focarmos agora no fator Interpretação?


Neste post vou focar uma interpretação que a grande maioria (dos homens, é claro) tem dificuldade em fazer.

Já sacou qual é esta?
Pois é... a Babydoll não está aí do lado atoa.

Nas diversas mesas em que tive o prazer (e desprazer) de estar, não houve UMA ÚNICA interpretação realmente envolvente/convincente de uma personagem mulher (Quando digo mulher, me refiro a uma figura feminina. Não uma bárbara escrota que fede pizza mofada ¬¬), feita por um jogador/mestre homem.

Isto se deve a o que afinal de contas?!

- Algumas vezes eu acreditei que fosse um "autopreconceito" (WTF?!). Sabe aquela limitação psicológica/incerteza da própria sexualidade que a pessoa tem, e por isto ela não faz nada considerado o mínimo feminino? (Eu conheço caras que não falam a palavra "linda" pq acham a palavra em si, feminina demais. Prefere falar bonita ou gostosa, mas linda não ¬¬ fala sério).

- Outras vezes eu realmente acreditei na incapacidade de uma pessoa não conseguir interpretar uma mulher. Mas poxa... como assim o cara é incapaz disto?! Ele interpreta um Orc, Dragão, Observador, o próprio Cthulhu, às vezes interpreta velhinhas caducas tipo aquelas de anime (avacalhadas, baixinhas e etc...), mas é incapaz de fazer uma interpretação um pouco mais feminina pq "não consegue"?!

Não fode ¬¬"

Homem que é homem sabe que é e não deve satisfação a ninguém por conta disto. Vc acha, que por estar numa mesa de RPG (geralmente recheada de marmanjo), ao interpretar uma personagem mulher, vai ser taxado por causa disto? Se for, eu tenho dó de vc por jogar em mesas como esta.

Kurenai - Red Ninja
Deixa este preconceito de lado pq vc tá perdendo uma parte muito importante da narrativa. Interprete da forma que for preciso, que vc achar melhor, e que convença seus jogadores/mestre.

As dicas que eu dou ao interpretar uma personagem (que seja menos bruta) são:

  • Amanse a voz: Não precisa afinar, só fale de jeito mais manso.
  • Trabalhe o psicológico: Lembre-se que a personagem é uma mulher mais delicada, evite as manias, gírias e demais fatores que injetem testosterona nela.
  • Sinta-se na pele dela: Ela não coça o saco, ela provavelmente se ofende com machismo, mas ainda assim ela age como uma mulher, e não como um brutamontes. Até mesmo em um combate, ela n vai sair cuspindo no chão, descendo o pé como um policial ou algo do gênero (a não ser q esteja interpretando uma mulher com uma "pequena" dosagem de testosterona, mas isto n é a ideia do post).
  • Mude sua fala: Experimente mudar não só o tom de voz, mas também o ritmo da fala.
  • Inspire-se em alguém: Seja uma personagem de filme, quadrinhos, mangás, animes, amiga, namorada, não importa! Veja esta pessoa com mais atenção, veja algumas características que vc acha interessante em colocar em uma personagem e parta pro teste!

Alguns podem até achar que estas dicas são desnecessárias, mas vai por mim, mesmo com as dicas e referências te cercando por todos os lados, tem gente que simplesmente não coloca em prática.
Pode ser meio vergonhoso no início, mas não é algo que requer tanto esforço, é só achar a forma que te deixa mais à vontade para interpretar e pronto!

Quando entrar em combate, não se esqueça das grandes referências do cinema. Elas te servirão como excelente fonte de inspiração.
Aproveite a deixa, e tome esta cena como exemplo:



Abração do Hobbit!!

3 comentários:

  1. Muito bom o post. Sempre gostei de interpretar personagens mulheres, e seu post ficou bastante completo, não tenho nada a acrescentar a ele. Pensar em pessoas conhecidas e outros personagens é bacana não só para personagens mulheres, mas para qualquer tipo de personagem, eu acho.
    BTW, estou montando uma personagem pra uma crônica de Mago: O Despertar, e farei dela transsexual. Um novo desafio interpretativo aí, se der certo eu conto a experiência, hahahah! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Raulzito!
      Eu tenho preferência por narrar com NPCs femininas (a não ser q por alguma razão, o grupo seja repleto de personagens femininos).
      Faz mt falta o toque de personagens femininos nas campanhas.
      A ideia deste post foi clarear um pouco essa qstão da interpretação e o preconceito q as vezes rola.
      Que bom q vc curtiu =)
      Ajuda a divulgar aí,
      logo logo nossa parceria vai fechar!!

      Excluir
  2. Uma desventura do destino não me proporcionar sabedoria para tamanha interpretação no RedStar, outra desventura foi não ter acompanhado nossas mesas de Deltora, o RPG medieval que eu mestro aqui no bairro. Dois jogadores possuem namoradas, e eu interpreto os flertes com outros jogadores e as cenas "românticas" com tanto empenho, que eu tenho que descontar tudo na cena de ação xD
    Quiçá não aparece lá depois o/ é coisa simples, mas da pra divertir!

    ResponderExcluir